terça-feira, 10 de abril de 2012

Itaboraí diagnostica HIV em 30 minutos

Quem for ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Itaboraí, localizado na Policlínica de Especialidades Francisco Nunes da Silva, já pode ter a confirmação do vírus HIV em apenas 30 minutos. Antes a espera angustiante de confirmação era de, no mínimo, um mês.

Desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o novo exame dará ao doente um rápido diagnóstico e adesão ao tratamento quase que imediatamente."Com o tempo, a tendência é que os testes tenham resultados ainda mais acelerados, o que ajuda no tratamento", ressaltou a coordenadora do Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais, Eledir Terra.

A testagem rápida é gratuita e permite a detecção de anticorpos anti-HIV na amostra de sangue do paciente. É feito em duas etapas: na primeira, o sangue é colhido e o resultado sai em 15 minutos. Se der negativo, o usuário é liberado. Em caso positivo, é feito uma contraprova logo em seguida, que também demora 15 minutos.

Qualquer pessoa pode vir e fazer o exame. A partir de 12 anos basta trazer algum documento de identidade oficial com foto. Crianças abaixo dessa idade precisam estar acompanhadas dos pais ou do responsável legal. O teste é preferencialmente indicado para pessoas que moram em locais de difícil acesso, gestantes que não fizeram o acompanhamento no pré-natal e em situações de acidentes no trabalho.

O diagnóstico é feito de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Policlínica de Especialidades Francisco Nunes da Silva, que fica na Avenida Prefeito Álvaro de Carvalho Júnior, s/nº, Nancilândia, Itaboraí (anexo ao Hospital Municipal Desembargador Leal Junior).
Bebê abandonado recebe cuidados no Hospital Municipal
A sexta-feira 13 que, para muitos, é um dia de azar, para o bebê Caio Lucas foi um dia de muita sorte. Abandonado por volta das 10h30 de hoje na varanda de um bar de uma moradora do bairro Vila Gabriela, distrito de Manilha, Itaboraí, o menino de 52 centímetros e com 3,8 quilos estava sozinho, enrolado em uma manta, cheio de sangue e fezes, dentro de um saco de lixo. 


A criança foi levada para o Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, no centro da cidade, e seu estado de saúde é considerado bom. De acordo com a equipe médica, o bebê ainda estava com o cordão umbilical e nasceu por volta de duas horas antes de ser encontrado. “O recém-nascido chegou com dificuldades de respiração e com a temperatura corporal baixa. Foi imediatamente medicado, realizado exames clínicos e laboratoriais e está sob intenso cuidado. É uma criança perfeita, que já nasceu lutando pela vida”, afirmou Abel Martinez, diretor médico do hospital municipal.

O menino deve ficar em observação no Pronto-Socorro Infantil do Hospital Municipal, sem previsão de alta. A mãe da criança não foi localizada até o momento. O caso já foi encaminhado ao Conselho Tutelar do município e está sendo investigado pela 71º DP de Itaboraí. A mulher pode ser indiciada por abandono de incapaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário