BRASIL

Em PE, 6 pessoas da mesma família morrem em acidente na BR-423

Motorista teria perdido controle ao bater em um animal, em Cachoeirinha.
Carreta que vinha no sentido contrário se chocou de frente com o veículo.


Um acidente deixou seis pessoas de uma mesma família mortas na noite de domingo (29), no município de Cachoeirinha, no Agreste pernambucano. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas seguiam em uma caminhonete, na BR-423, quando aconteceu a colisão frontal com uma carreta.

A PRF informou ainda que o motorista do veículo teria perdido o controle da caminhonete quando se chocou contra um animal que atravessou a pista. Em seguida, acabou batendo na carreta, que vinha no sentido contrário na pista. Morreram um homem de 42 anos e sua mulher, de 39. Os três filhos do casal, um jovem de 22 anos e um casal de gêmeos de 16, além de uma criança de 1 ano e 8 meses também não resistiram aos ferimentos. O motorista da carreta não ficou ferido.
 
30/04/2012 06h46 - Atualizado em 30/04/2012 09h39

Casal é morto a tiros dentro de igreja em Caxias do Sul, diz polícia

Grupo armado invadiu local na noite de domingo (29), durante culto.
Jovem foi atingida por disparo no pé e foi socorrida.


Policiais retiram corpos de vítimas de dentro da igreja (Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Agência RBS)Policiais retiram corpos de vítimas de dentro da igreja (Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Agência RBS)
Um grupo armado interrompeu de forma trágica um culto religioso dentro de uma igreja em Caxias do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul, por volta das 21h de domingo (29). De acordo com o Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO), quatro homens invadiram a Igreja Assembleia de Deus do bairro Vila Ipê e dispararam contra um casal (os dois com 46 anos), que morreu no local. Uma jovem de 20 anos ainda foi atingida por um tiro no pé, mas foi socorrida e levada a um hospital.
De acordo com a polícia, os homens invadiram o culto pedindo para que os fiéis deitassem no chão. Em seguida, efetuaram disparos contínuos contra o homem e a mulher. Os quatro suspeitos fugiram a pé. As vítimas não tinham antecedentes criminais.
O local foi isolado e a Polícia Civil e o Departamento Médico Legal (DML) foram acionados para a remoção dos corpos. A polícia trabalha inicialmente com crime de execução. O caso vai ser investigado pela 2ª Delegacia.


Quadrilha rouba fazenda e agride idoso e mulher no interior do RS

Assalto ocorreu na tarde desse domingo (29) em Caxias do Sul.
Um idoso e uma mulher deficiente foram rendidos por quatro assaltantes.


Assaltantes foram presos após colisão em árvores em Caxias do Sul (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)Assaltantes foram presos após colisão em árvores em Caxias do Sul (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)
Pelo menos cinco armas foram roubadas de uma fazenda localizada próximo a Caxias do Sul, na serra do Rio Grande do Sul, na tarde desse domingo (29). Quatro assaltantes renderam um idoso de 85 anos e uma mulher, segundo a Polícia Civil do município. Os bandidos fugiram, mas foram presos após perseguição.
Cinco armas foram roubadas  (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)Cinco armas foram roubadas de uma fazenda no RS
(Foto: Divulgação/ Polícia Civil)
O crime ocorreu por volta das 16h e, durante a ação, os bandidos agrediram as duas vítimas, segundo a Polícia Civil. A fuga foi feita em um Omega bordô, que ao se deparar com uma viatura da polícia, perdeu o controle e bateu em uma árvore. O idoso e a mulher registraram ocorrência e os bandidos estão presos.

Menino morre após ser arrastado por cavalo em André da Rocha, RS

Criança de sete anos era conhecida na cidade por ter habilidade com o laço.
Menino montava no animal quando caiu e ficou com o pé preso no estribo.


Foi enterrado na tarde desta segunda-feira (30) o corpo do menino de sete anos que morreu ao cair de um cavalo em André da Rocha, na região serrana do Rio Grande do Sul. O acidente ocorreu na tarde de domingo (29), no sítio da família.
A criança montava o animal quando perdeu o equilíbrio e caiu. O pé dele ficou preso no estribo. Com a queda, o cavalo se assustou e arrastou a criança por quase 200 metros, segundo a polícia. A criança chegou a ser levada para o Hospital São João Batista, mas não resistiu aos ferimentos.



Operário tem mal súbito, cai de andaime e morre em Canela, RS

Pedreiro caiu de andaime a cerca de quatro metros de altura, diz polícia.
Inquérito foi aberto para apurar as causas do acidente de trabalho.


Um pedreiro morreu na tarde desta segunda-feira (30), enquanto trabalhava em um condomínio no centro de Canela, na serra gaúcha. O homem de 45 anos estava em um andaime, a cerca de quatro metros do chão, quando teria sofrido um mal súbito e caído. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima chegou a ser socorrida pelos colegas de trabalho, mas não resistiu e morreu no local.
A Polícia Civil esteve no local para investigar as causas da morte do operário. De acordo com o relato de testemunhas à polícia, o pedreiro teria apresentado sinais de tontura pouco antes do acidente, enquanto recebia o equipamento de proteção individual. A obra estava regularizada no Conselho Regional de Engenharia e Agronomias do Rio Grande do Sul (Crea/RS), diz a polícia. Um inquérito foi aberto para investigar o caso.


RJ está mobilizado na busca por carro roubado com selênio, diz secretário

Sérgio Simões afirmou que Beltrame ofereceu estrutura de segurança.
Renault Logan prata placa ENX-3304 foi levado por criminosos em Caxias.


Imagem caixa metálica  (Foto: Divulgação/Arc Test)Foto divulgada nesta segunda mostra caixa metálica similar à roubada (Foto: Divulgação/ArcTest)
O secretário estadual de Defesa Civil do Rio de Janeiro, coronel Sérgio Simões, afirmou, na tarde desta segunda-feira (30), que os serviços de segurança pública estão mobilizados na busca pelo Renault Logan prata roubado com material radioativo, neste sábado (28), na Baixada Fluminense.
O carro de placa ENX-3304 pertence a uma empresa especializada em solda industrial, a ArcTest, da cidade paulista de Paulínia. O veículo foi levado por criminosos na Rodovia Washington Luís, altura de Duque de Caxias. Uma caixa com selênio, substância usada em radiografias obtidas com emissão de raios gama, estava dentro do carro e foi levada pelos criminosos.
Quem tiver informações sobre o veículo e o material radioativo roubados pode ligar para a Emergência Radiológica da Comissão Nacional de Energia Nuclear pelos telefones 21-2713-2920 e 21-9218-6602. Também foram disponibilizados os telefones da Polícia Militar (190), o do Corpo de Bombeiros (193), o da Defesa Civil (193) e o telefone do Disque-Denúncia (21) 2253-1177.

“Todo o sistema de segurança pública do estado está mobilizado”, disse Simões, garantindo ainda que o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, ofereceu a estrutura de segurança do estado para o caso.
“É absolutamente necessário que pelos meios de comunicação (telefones para informações) apresentados, o quanto antes sejamos avisados para que de imediato a gente possa ir ao encontro desse carro e recolher esse material para efetivamente evitar uma consequência maior para as pessoas e a população de uma maneira geral”, disse o secretário.
O material radioativo estava dentro de uma caixa metálica no porta-malas do carro. A caixa estava com um cadeado.
Riscos
O contato com o selênio transportado no Logan roubado pode causar sérios riscos para quem manuseá-lo. A manipulação incorreta do material pode inclusive levar a morte, segundo Ivan Salati, diretor de radioproteção e segurança nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen). Mais cedo, Raul Santos, chefe da Divisão de Atendimento a Emergências Radiológicas e Nucleares, já havia feito ao G1 o mesmo alerta.
"A ponta está dentro de uma blindagem. No entanto, o que vem a ser nossa preocupação é a abertura dessa fonte, quebrar essa blindagem que não é simples, não é fácil, mas se ocorrendo a pessoa que estiver manipulando pode correr risco em relação a sua saúde. Dependendo da dose pode haver queimaduras, pode haver comprometimento e dependendo do tempo que ficar pode haver até risco de vida", exemplificou Salati.
O especialista garantiu ainda que se o material permanecer guardado na blindagem, não oferece riscos. "Se a embalagem não for aberta, o risco é praticamente nulo, é um risco muito baixo. A nossa preocupação nesse momento é alertar a população e quem vier a ter contato com esse tipo de equipamento para que não tente abrir o equipamento", disse Salati.
O diretor disse ainda que pessoas que estiverem próximas a quem manipular o material também podem ser afetadas. No entanto, quanto maior for a distância, menor é o risco, segundo Ivan Salati.
"Dentro de uma classificação de força da Agência Internacional de Energia Atômica nós temos de 1 a 5, sendo 1 a mais ativa, de maior risco. Essa é de categoria 3 que envolve cuidados mas não que nem a 1 e a 2. Mas envolve cuidados e principalmente cuidados voltados para quem tiver manipulando essa fonte", disse.
Ivan Salati, diretor da Cnen (Foto: Christiano Ferreira/G1)Ivan Salati, diretor da Cnen, participou de coletiva
nesta segunda (Foto: Christiano Ferreira/G1)
Empresa está regularizada
O carro roubado não possuía equipamento de rastreamento, requisito que não é obrigatório nos veículos que transportam esse tipo de material, segundo Salati. Dessa forma, o diretor garantiu que o material era transporte de forma adequada pela empresa.
Segundo a Cnen, a ArcTest está devidamente regularizada e, logo após o crime, entrou em contato com a equipe de emergência da comissão. Desde então, a Cnen acompanha as buscas pelo equipamento.
Salati disse ainda que o material roubado não tem valor de mercado e que apenas empresas devidamente credenciadas podem comprá-lo. "Todas as empresas que trabalham com esse tipo de serviço são controladas pela Comissão Nacional de Energia Nuclear", explicou.
Investigações
De acordo com o coronel Sérgio Simões, o Renault Logan foi roubado em uma área onde ocorrem outros roubos a veículos. Por isso, o secretário não acredita que o crime tenha sido premeditado.
Além do material radioativo, os criminosos levaram, ainda, dinheiro e objetos pessoas dos ocupantes do carro. Segundo a polícia, não há registro de outras vítimas. Em depoimento na 59ª DP (Duque de Caxias), os funcionários contaram que carregavam um disco radioativo, guardado em uma caixa blindada. Os criminosos, de acordo com a polícia, não sabiam da existência do produto no momento do roubo.

“É importante frisar que quem encontrar a caixa não deve manuseá-la”, alertou Raul Santos.
Réplica do objeto roubado foi apresentada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Foto: Christiano Ferreira/G1)Réplica do objeto que estava no carro roubado foi apresentada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear; cápsula de selênio fica dentro do objeto (Foto: Christiano Ferreira/
 

Presidência anuncia Brizola Neto como novo ministro do Trabalho

Deputado do PDT-RJ ficará no lugar do interino Paulo Roberto Pinto.
PDT cobrava nomeação desde a saída de Carlos Lupi, no fim de 2011.


Brizola Neto (PDT-RJ), anunciado como novo ministro do Trabalho (Foto: Agência Câmara)Brizola Neto (PDT-RJ), anunciado como novo
ministro do Trabalho (Foto: Agência Câmara)
A Presidência da República anunciou nesta segunda-feira (30) o deputado federal Brizola Neto (PDT-RJ) como o novo ministro do Trabalho. A nomeação era cobrada pelo PDT e pelas centrais sindicais e saiu na véspera do Dia do Trabalho, 1º de maio.
O anúncio foi feito pela ministra da Comunicação Social, Helena Chagas. A posse deve ocorrer nesta quinta-feira (3).
O nome, que era o preferido da presidente Dilma Rousseff para o cargo, foi definido após reunião de Dilma com o presidente do PDT, Carlos Lupi (PDT-RJ), que comandou a pasta por mais de quatro anos e deixou o cargo em dezembro do ano passado, após uma série de denúncias de corrupção na pasta. Desde então, o secretário-executivo da pasta Paulo Roberto Pinto estava interinamente no comando do ministério.
Em nota - veja no fim da reportagem -, a presidente Dilma "manifestou confiança" de que Brizola Neto "prestará grande contribuição ao país".
"A presidenta agradeceu a importante colaboração do ex-ministro Carlos Lupi, que esteve à frente do Ministério no primeiro ano de seu governo, e do ministro interino Paulo Roberto dos Santos Pinto na consolidação das conquistas obtidas pelos trabalhadores brasileiros nos últimos anos", diz a nota.

Brizola Neto será o ministro mais jovem da equipe da presidente Dilma. Ele tem apenas 33 anos e é neto do fundador do PDT e ex-governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, que morreu em 2004.
Nesta segunda, o vice-presidente do PDT, deputado André Figueiredo (CE), afirmou que Brizola Neto não era o preferido da legenda. “É uma decisão pessoal da presidenta. Dentro do partido não é o que agrada mais”, afirmou. Também eram cotados Manoel Dias, secretário-geral do PDT e o deputado Vieira da Cunha (PDT-RS), nome de preferência da bancada do PDT na Câmara.
Em março, em meio à crise do governo com a base aliada, Figueiredo chegou a criticar, em discurso no plenário da Câmara, a demora da presidente Dilma em indicar um nome apoiado pelo partido para o Ministério do Trabalho.
Saída de Lupi
Em dezembro do ano passado, Lupi encerrou no Trabalho uma trajetória que teve início em março de 2007, no governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por indicação do PDT, permaneceu no cargo no começo do governo Dilma Rousseff, em 2011.
Ao deixar o cargo, Lupi diz que sofreu "perseguição política e pessoal da mídia".

As denúncias contra o ministro Lupi começaram no começo de novembro do ano passado, quando surgiu a informação de que haveria um esquema de cobrança de propina de ONGs contratadas para capacitar trabalhadores.
Em 12 de novembro, reportagem da revista "Veja" informou que ele teria utilizado um avião alugado por um empresário dono de ONG, que, por sua vez, tem contratos com o Ministério do Trabalho. Até hoje, ainda não foi esclarecido quem pagou pelo avião.
Além disso, surgiu denúncia de que Lupi teria trabalhado, durante cinco anos, na Câmara Municipal do Rio e, ao mesmo tempo, como funcionário-fantasma na Câmara. A Procuradoria-Geral da República diz que acúmulo de cargos públicos, em tese, é crime.
Como ministro do Trabalho, Lupi tinha por costume dar declarações polêmicas. Após as denúncias, disse que só sairia do cargo "abatido à bala", o que não foi bem recebido no Palácio do Planalto. No dia seguinte, se desculpou com a presidente Dilma Rousseff. "Presidente, desculpe se eu fui agressivo, não foi minha intenção, eu te amo", declarou na ocasião.
Veja nota sobre anúncio do novo ministro do Trabalho.
"Nota à Imprensa
A presidenta da República, Dilma Rousseff, convidou hoje o deputado Brizola Neto para assumir o Ministério do Trabalho e Emprego. A presidenta manifestou confiança de que Brizola Neto, ex-Secretário de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro, ex-vereador e deputado federal pelo PDT, prestará grande contribuição ao país.
A presidenta agradeceu a importante colaboração do ex-ministro Carlos Lupi, que esteve à frente do Ministério no primeiro ano de seu governo, e do ministro interino Paulo Roberto dos Santos Pinto na consolidação das conquistas obtidas pelos trabalhadores brasileiros nos últimos anos.
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República"
 
 

Delegado da PF é suspeito de firmar sociedade com grupo de bicheiro

Deuselino Valadares dos Santos usava um carro da quadrilha.
Outro delegado foi visto em encontros com Carlinhos Cachoeira.


Um delegado da Polícia Federal é suspeito de ter firmado uma sociedade com integrantes do grupo ligado ao bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso pela polícia em fevereiro. Deuselino Valadares dos Santos e sua mulher utilizaram o carro que, segundo a polícia, pertencia à organização criminosa. O delegado não foi encontrado para falar sobre as denúncias.
Segundo relatório da Polícia Federal, entre março e junho do ano passado, o carro ficou com o delegado. Deuselino é suspeito de ter firmado uma sociedade com integrantes da quadrilha na empresa Ideal Segurança.
De acordo com a polícia, a empresa tinha Cachoeira e o ex-diretor da Deltra Cláudio Abreu como sócios ocultos. O delegado Deuselino dos Santos pode agora ser expulso da Polícia Federal por causa da ligação com a quadrilha.
Encontro
A situação de Deuselino é semelhante a de outro delegado da PF, Fernando Byron, que também era considerado ótimo policial até que a Operação Monte Carlo revelou o envolvimento dele com o grupo de Carlinhos Cachoeira. Os dois delegados foram presos na operação da polícia, mas já estão em liberdade. O delegado também não foi localizado para falar sobre as denúncias.
Em outro vídeo gravado pela polícia Federal, e publicado no site do jornal Folha de S.Paulo, mostra Byron entrando no carro do bicheiro Carlinhos Cachoeira. Dez minutos depois, ele sai e volta para o carro dele.
As investigações da operação Monte Carlo mostram que o delegado se encontrou várias vezes com o contraventor. Segundo a polícia, o delegado passava informações sobre operações que poderiam incomodar a quadrilha. Em um telefonema gravado em abril do ano passado, Byron deixa claro como ajudava Cachoeira.
Byron: Tem nada a ver com a gente não, viu?
Carlinhos: Mas eu fiquei sabendo que é. Você podia continuar olhando para nós.
Byron: Amanhã eu dou uma olhada mesmo viu? Mas pode ficar tranqüilo porque não tem nada a ver com a gente não, ok?
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário