POLITICA

Eleições 2012 Itaboraí....

E aí amigos. Espero que tenham votado conscientemente e que o candidato de vocês tenha sido eleito(??????). Vou tentar aqui fazer uma visão panorâmica de tudo o que eu fiquei sabendo, deixo bem claro que algumas coisas podem ter sido só boato.
(risos).

Era uma vez uma cidade da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro chamada Itaboraí, que estava em ano eleitoral(2012). As pessoas sempre vão ficando agitadas por causa disso, e neste ano, não muito diferente dos outros de eleição, o povo começou a ver muitas obras acontecendo na cidade e já foram logo falando que eram obras eleitoreiras, como por exemplo saneamento básico e asfalto em várias ruas em diferentes bairros. Mas diferente dos outros anos, houveram dois candidatos a prefeitura municipal diferentes dos habituais Sérgio Soares, Cosme Salles, Helil e Dr.Audir(que foi vice do Helil), eram eles Altineu Cortes e o Márcio Panisset, foi interessante ver o povo muito revoltado e feliz com a vinda destes candidatos, foi uma mistura de emoções muito bonita, uns falavam  "agora quero ver esses candidatos locais arrumarem alguma coisa", outros diziam: "não vai mudar nada mesmo com esses dái", e ainda ouvi que " agora vou ver esses empresários de Itaboraí se ferrando", ouvi essas coisas mesmo. No começo foi legal ver que aparentemente os candidatos locais ficaram meio assustados, pois viram jornais sendo entregados a população com muitas denúncias( era tanto jornal de graça que nem sei de onde saiu tanto dinheiro pra poder dar essas cortesias), e aí o povo começou a querer votar nos de fora. A campanha foi se desenrolando, vimos promessas interessantes em todos os candidatos à prefeito. Vou dar uma pausa na prefeitura e falar da Câmara tá?
Foi muito louco o que vi,  era cada nome de candidato um mas doido que o outro, tinha muita gente que nem tinha cara de candidato, mas o legal mesmo foi ouvir músicas que copiavam "sucessos" das rádios, como "quero tchu... e outras", mas o incrível eram as letras das musicas de campanha, algumas muito boas, umas usaram vozes de criança falando que a mãe ia votar no candidato, e por aí vai. Alguns candidatos gastaram muito dinheiro com a campanha e outros nem tinham dinheiro para gastar, o que é muito normal, mas teve coisa absurda. Fiquei assustado com alguns nomes que vi sendo eleitos na cidade, e com outros que não foram eleitos, e ainda houve candidato que foi salvo pela coligação, como é curioso isso né? Teve um candidato com mais de 2.300 votos que não foi eleito, enquanto outro com 1080 mais ou menos foi eleito, isso foi estranho mas entendo. Teve candidato a vereador que aparentemente usou a "máquina" pra ser eleito, mas esse é um assunto que você já está cansado de saber que acontece, não estou dizendo que foi verdade, mas........ no total dos 15 eleitos 9 foram nomes "novos", e só 6 dos atuais. Me pergunto se a eleição para o presidente da Câmara será da mesma forma que foi a outra mas tudo bem né. O povo de nossa cidade decidiu renovar, e espero que tenha feito a escolha certa, pois ter eleito vereadores que não farão nada, não fará diferença nenhuma na nossa cidade, mas espero que eles realmente façam e desejo boa sorte a eles.
Mas voltemos a falar dos candidatos a prefeito.
Ei, psiu........... você se enganou se pensou que eu ia continuar a musiquinha né(risos).
Vimos carro sendo alvejado de tiros, e depois aparecerem matérias em jornais falando que era tudo farsa pra chamar a atenção do povo. Eu particularmente só vi um candidato e um vice nas ruas fazendo boca-a-boca, mas nem cobro nada até porque passei muito pouco pelo centro da cidade na época das eleições, e sempre que passei fugi disso.(risos). No dia da eleição foi uma sujeirada danada nas ruas da cidade, parecia um tapete de panfletos, fico me perguntando se os candidatos não usariam melhor o dinheiro que eles literalmente jogaram fora. Não citei lá em cima e peço mil perdões a vocês, por não ter citado a candidata Lourdes do Psol, é que eu realmente me esqueci, ela também foi uma das novas candidatas a prefeitura, porém ela é da cidade, e teve mais votos o que o Sérgio Soares...(risos)......o que não me surpreendeu já que o Sérgio foi impugnado. Continuando a falar do dia da eleição, acompanhei atualização a atualização do site do TSE, e digo, foi relativamente apertado a prefeitura, foram mais ou menos 1.300 votos de diferença, e o eleito foi um candidato local, ei, psiu, quem ganhou foi o Helil, e em segundo o Altineu, os dois com mais de 40.000 votos. Vimos nomes, como Deoclécio Machado, Levi do Mercado e Geraldo Saraiva não sendo eleitos, e nomes como Zé Manel e Rosana Rosa sendo eleitos.

Espero sinceramente que os próximos quatro anos da nossa cidade, sejam de um crescimento saudável, e que o povo possa ter acesso a determinadas coisas que ainda não tem.
Acho que é isso então. Espero que tenham gostado, poderia ter falado muito mais coisa, mas não quis me estender muito.
Até a próxima.
Pitaqueiro.


Helil Cardoso e Lucas Borges tentam entrar na corrida pela vaga à prefeitura nas próximas eleições
Por Anderson Carvalho - O racha no PMDB de Itaboraí tem data prevista para acabar: dentro de duas semanas a legenda vai decidir quem vai ser o “cabeça” de chapa na candidatura própria da sigla para a Prefeitura nas eleições de outubro: se o ex-vereador Helil Cardoso, o preferido pelo presidente regional da legenda, Jorge Picciani ou o vereador Lucas Borges, presidente da Câmara Municipal e que conta com o apoio dos deputados federais Alexandre Santos e Washington Reis.
“Fui informado por fontes do partido no diretório nacional de que em 15 dias será decidido se eu serei o pré-candidato a prefeito pela legenda, o vice ou disputarei a reeleição para vereador”, informou Lucas.
No último dia 12, Picciani lançou a pré-candidatura de Helil em evento na Associação da Maior Idade, na presença de mais de 200 militantes do partido e até do vereador Deoclécio Machado (PT). Picciani justificou a escolha informando que o partido realizara pesquisa no ano passado e em março passado e esta apontara certo favoritismo do ex-vereador.
De acordo com Lucas, o PMDB não fará nenhuma prévia para escolher o representante da legenda na sucessão municipal e caberá ao governador Sérgio Cabral a palavra final.
“No nosso partido são os caciques é que decidem. Eu tenho o apoio de Alexandre Santos, que pode trazer recursos ao município”, disse o presidente da Câmara, esperançoso de ser escolhido na convenção peemedebista, em junho, para representar a sigla na disputa pela Prefeitura.
Procurado pela reportagem para comentar o assunto, Helil reafirmou que ele é o pré-candidato da legenda.
“Esta questão está resolvida. A vaga de vice é de Lucas e estou de braços abertos para recebê-lo”, declarou o ex-vereador.


Cachoeiras tem palestra sobre legislação eleitoral


Por Paula Brito - Uma palestra sobre legislação eleitoral ministrada por Joel Montenegro, advogado estadual do Partido Social Cristão movimentou o fim de semana em Cachoeiras de Macacu. Cerca de 100 pessoas foram esclarecer suas dúvidas e aprender como se preparar para as próximas eleições. Além dos membros do PSC, estavam presentes representantes do PSB, PHS, PSDB, PTB, PMDB e PDT.

O foco da palestra era principalmente os advogados políticos e pré-candidatos. Joel está visitando vários municípios para esclarecer as principais dúvidas e cuidados que devem ser tomados no período de campanha e o período antecessor a ela. “As pessoas têm muita carência de conhecimento, outros partidos não fazem esse tipo de coisa”, lembrou Joel. Entre eles estava o ex-prefeito de Cachoeira de Macacu, Cica Machado (PSC), que falou sobre uma possível pré-candidatura.

“Fui prefeito de 2001 a 2008, e quando cheguei à prefeitura todos os funcionários estavam com os salários atrasados, era um ano e um mês de atraso. Todos estavam em greve e eu coloquei tudo em dia, e consegui apoio dos governos federal e estadual para fazer algumas obras. Hoje eu sou um provável pré-candidato e após a convenção do partido nós vamos apresentar um novo plano de governo”, contou.

Segundo Cica, as reuniões têm um papel crucial para esclarecer toda a situação aos novos candidatos. “Eles ainda não estão preparados. Hoje em dia são muitas restrições, é preciso ficar atento”, aconselhou o ex-prefeito Waldecy Fraga Machado. De acordo com Joel Montenegro, é importante que todos os partidos participem dessas reuniões. “Os assuntos abordados aqui são cruciais! Tenho orgulho de poder esclarecer algumas coisas aos meus jovens colegas. Vejo aqui muitas pessoas perdidas e quero colaborar de alguma forma. Tento juntar a maior quantidade de partidos para que todos possam compartilhar da mesma informação. Para que assim possam lutar com igualdade, e principalmente compreendam as leis”, disse.

Moradores reclamam de atual administração

Cachoeiras de Macacu é um dos municípios que também será afetado pelo Comperj. A localização de Cachoeiras coloca o município em uma posição de destaque em relação a outras cidades. A instalação do Complexo, em Itaboraí, irá influenciar diretamente na vida e na política regional do município.
Alguns moradores não se mostram satisfeitos com a administração do atual prefeito da cidade, Rafael Muzzi de Miranda, e declaram que sentem falta do governo de Cica Machado.

Estudos mostram que a população de Cachoeiras pode até triplicar com a inauguração do Comperj, que vai atrair milhares de pessoas em busca de emprego. Este crescimento pode influenciar, inclusive, na área da segurança, o que já aconteceu em muitas localidades impactadas pela instalação de grandes empresas.

De acordo com os moradores, os jovens da cidade não têm muitas perspectivas de futuro, pois, além do baixo nível de escolaridade, enfrentam dificuldades para dar sequência aos estudos no próprio município.
Além disso, há pouca oferta de empregos especializados e restritas atividades que proporcionem a estes jovens o aperfeiçoamento e a capacitação necessários para que se tornem adultos bem-sucedidos.

“Gostava de quando era governo do Cica, aquele sim era gente como a gente! Se ele vier como prefeito, tenho certeza que ele vai ganhar porque ele tirou Cachoeira do buraco”, disse João de Souza Mariano, de 53 anos.
São constantes as reclamações sobre o atual prefeito. “Rafael Miranda só sabe anunciar obras que todo mundo está cansado de saber que são do Governo Federal. Se os nossos governantes fizessem o que prometem durante campanha, nossa cidade não seria assim. Não adianta ele tentar nos enganar”, disse Marcelo da Conceição Dias, de 38 anos.

PR monta movimento negro em Itaboraí


Inauguração ocorre neste domingo, no Esporte Clube Comercial
Por Anderson Carvalho - O Movimento Negro do Partido da República (Moner) inaugura neste domingo, dia 29, às 9h30, o PR Negro do diretório da legenda em Itaboraí. A presidente do núcleo será a produtora de eventos e empresária Janete Loureiro. O setor irá lutar pela elaboração do Plano Municipal da Igualdade Racial. O evento será no Esporte Clube Comercial, na Rua São João, 37, no Centro.
O Moner visa propor, elaborar e implantar políticas públicas setorizadas na área das questões étnicas raciais. “O movimento existe no PR em todo o estado. Nacionalmente, há 10 anos. A idéia é atuar nos casos de discriminação racial, em luta da cidadania em prol dos negros”, contou Janete.
São esperados para o evento o presidente municipal do partido, deputado estadual Altineu Cortes, o presidente regional da sigla, deputado federal Anthony Garotinho, o presidente regional do Moner, Naty Júnior, e o presidente da Cruz Vermelha de Itaboraí, Carlos Rangel, entre outros.
O Moner participa ainda da construção do Plano Estadual da Igualdade Racial, junto com a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, em reuniões  plenárias envolvendo todos os 92 municípios fluminenses. O projeto de construção do Plano tem como objetivo primordial traçar diretrizes e metas, apontando a responsabilidade a execução de programas e projetos estruturantes, no que tange a temática da defesa e promoção da igualdade racial no estado.

Número de vereadores pode chegar a 21 na Câmara de Itaboraí


Decisão será tomada esta semana, mas nem todos concordam em aumentar tanto a representatividade do povo na Casa
Por Anderson Carvalho - A Câmara Municipal de Itaboraí decidirá até o final desta semana quantos vereadores terá a partir de 2013. Hoje, a Casa tem 13 cadeiras e a lei permite que esse número chegue a 21. Entretanto, nem todos concordam com um aumento tão grande de vagas no Legislativo itaboraiense. Apesar de ainda não haver uma decisão, o número apontado como provável é 15, ou seja, apenas mais dois vereadores entrariam na casa. Outra novidade é que a sede do Legislativo irá mudar no próximo ano. Do atual prédio, tombado pelo Município, irá para onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Fazenda, na Rua Dr. Fidélis Alves, 101, no Centro.
Um dos que defende o aumento de apenas mais dois parlamentares é o vereador Valdir Batista (PT). Segundo ele, 21 é um número muito alto, sendo 15 a melhor opção. “Esse é o número que eu, Geraldo Saraiva (PMDB) e Deoclécio Machado (PT) achamos ideal, por ser um meio termo. Achamos 21 vereadores um número muito alto e não repercutiria bem junto à população. Além disso, garantiria uma boa representação política na Casa”, argumentou o petista.
O cientista político Márcio Malta, professor de Ciência Política no Instituto La Salle, em Niterói e doutorando em Ciência Política na Universidade Federal Fluminense (UFF), não concorda que os vereadores decidam sobre o número do aumento das câmaras.

“Apesar de ser permitido por lei, cabendo aos vereadores decidir sobre isso, vai reinar o corporativismo. Eles decidirão atendendo aos próprios interesses e não os da população. Eles poderão não querer aumentar muito para impedir uma real renovação do parlamento e impedir a representação na Casa de partidos mais populares e pequenos. Enfim, manter o atual quadro político. Podem querer cortar serviços que prestam à população por ter que manter mais gabinetes. Não é só o salário dos novos vereadores. Inclui ainda os dos assessores dos gabinetes e a verba de gabinete para despesas de custeio”, analisou Malta, acrescentando que a intenção é manter as coisas como estão e não uma real transformação da sociedade.
“Quem deveria decidir sobre o novo número de cadeiras para as Câmaras é o Tribunal Regional Eleitoral”, sugeriu o cientista político.

Já o presidente da Casa, vereador Lucas Borges (PMDB), se mostrou favorável ao aumento do número de cadeiras no parlamento, mas preferiu se abster em relação à quantidade. “Vai aumentar a representatividade da população na Câmara, sem aumentar os gastos públicos. O percentual do repasse continuará o mesmo. São Gonçalo tem um território menor que Itaboraí e tem 21 vereadores. A questão é que tem 1 milhão de habitantes, mas nós também estamos com a nossa população aumentando”, declarou.
O número de novos parlamentares também está em discussão na Casa, segundo Lucas.
“Eu estou discutindo isso com os demais vereadores. Não sei qual seria o número ideal. O número máximo que podemos ter agora é 21. O fato é que não precisaremos cortar despesas, pois nos últimos anos tenho devolvido 40% do que recebemos de repasse do orçamento municipal”, garantiu o parlamentar.

Quanto à mudança para a nova sede, o presidente do Legislativo acrescentou que já pediu à Secretaria de Fazenda a devolução do prédio que é ocupado hoje pela pasta.
“O prédio é da Câmara e lá caberão todos os setores da Casa e os gabinetes dos vereadores. O edifício é moderno. Pensamos em transformar a nossa atual sede em um museu”, contou Lucas.

Aliciamento de eleitores em Itaboraí

Aliciamento de eleitores em Itaboraí 
TRE vai investigar homem que trabalha para pré-candidato a vereador, que levou pessoas a cartório oferecendo dinheiro
Por Anderson Carvalho - A equipe de fiscalização da propaganda da 151ª Zona Eleitoral (Itaboraí) encaminhou ontem à 71ª DP (Itaboraí) um homem acusado de aliciamento de eleitores visando favorecer um pré-candidato a vereador na cidade. Ele tinha levado ao cartório eleitoral três pessoas oferecendo transporte gratuito e dinheiro em troca deles votarem no referido pré-candidato.
O fato foi registrado como violação ao artigo 299 do Código Eleitoral Brasileiro, que diz: “Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita”.

No registro de ocorrência número 1957, o acusado identificado como Rosivaldo Santos, de 50 anos, admitiu que transportava o grupo – uma mulher de 54 anos, uma rapaz de 18 e outro de 16, para eles tirarem o título de eleitor na cidade, oferecendo transporte gratuito, em troca deles votarem em um pré-candidato a vereador que ele não quis dizer o nome, afirmando que só o revelará em juízo. Além disso, que uma outra mulher, identificada apenas como Tânia, é que encaminhava os eleitores para Rosivaldo.
Após o registro, o acusado foi liberado. O caso foi encaminhado à Polícia Federal, que abrirá um inquérito a ser encaminhado ao Ministério Público Eleitoral, que abrirá um processo. A pena prevista é reclusão de até quatro anos e pagamento de cinco a quinze dias-multa, de acordo com o Código Eleitoral. Segundo a equipe de fiscalização eleitoral de Itaboraí, Rosivaldo é conhecido na localidade por trazer eleitores de outros lugares para se alistarem e votarem no município, mas nunca tinha sido detido.
De acordo com a 151ª Zona Eleitoral, o MPE já tem 10 processos por aliciamento de eleitores em Itaboraí e, por semana, recebe cerca de cinco denúncias. A partir de abril, espera receber mais duas viaturas – para se somarem as outras duas que já tem – e até o final da semana receberá mais cinco fiscais, sendo dois homens da Polícia Rodoviária Federal, dois policiais militares e um policial civil. Eles serão treinados para combater a propaganda eleitoral irregular no município.
“A presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) considera prioridade o combate à propaganda eleitoral irregular no estado. Itaboraí, São Gonçalo e Magé são consideradas as áreas mais críticas”, afirmou Wagner Leandro Rabelo Júnior, chefe de fiscalização do cartório da 151ª ZE, enfatizando que é fundamental os eleitores denunciarem os crimes eleitorais.
“A denúncia pode ser feita pelo telefone 2635-4028 – de segunda a sexta-feira, das 11 às 19 horas – ou pelo e-mail zon151@tre-rj.jus.br. Ou ainda para o MP, pelo número 127, que atende 24 horas. Servem ainda o Disque-Denúncia (2253-1177) e a Ouvidoria do TRE (2262-7757), esta, no mesmo horário do cartório eleitoral”, informou Wagner.

Marcio Panisset usa necessidades do povo em benefício próprio

Marcio Panisset usa necessidades do povo em benefício próprio 
Diversas denúncias têm chegado a redação apontando a conduta inadequada dos Panisset, que estariam usando de artimanhas para mostrar um desempenho junto ao povo de Itaboraí, com vistas as próximas eleições. São irregularidades na área de saúde e, principalmente, na legislação eleitoral que estaria sendo ignorada e desrespeitada
Marca da Promessa: usando a fé para enganar a população

Sem qualquer escrúpulo, os Panisset estariam abusando da fé alheia, de pessoas humildes que depositam toda a sua confiança na religião, infiltrando sua campanha e se promovendo através dos dizeres “Marca da Promessa”, que na verdade trazem as iniciais “MP” (representando Marcio Panisset) em destaque. A participação em caminhadas e showmícios sempre conta com farta distribuição de camisas e bandanas com as letras de seu nome, contrariando a legislação eleitoral.

Saúde: total desrespeito ao cidadão gonçalense

Segundo denúncias, pessoas ligadas a Marcio Panisset estariam encarregadas de marcar consultas, cirurgias diversas e até providenciar o transporte de pacientes de Itaboraí para hospitais públicos e conveniados de São Gonçalo. Para se ter uma ideia, entre as cirurgias estaria a ligadura de trompas, cujo maior agravante é que estaria sendo feita em mulheres com até menos de 21 anos, sem qualquer indicação médica ou critério ético. Por outro lado, a população de São Gonçalo sofre com a falta de atendimento médico e com o descaso municipal.
A denúncia comprova o uso indevido da estrutura da Prefeitura de São Gonçalo com objetivos eleitoreiros.

Showmício usa estrutura administrativa visando eleições
Mais uma vez, os Panisset estariam burlando a legislação eleitoral, que proíbe a realização de showmícios para promoção própria, através da Lei 11.300, de 2006, artigo 39, parágrafo 7º. De acordo com a denúncia, além da realização do showmício, toda a estrutura utilizada é feita através de uma empresa com contratos assinados junto à prefeitura de São Gonçalo. Até ambulâncias da Samu são retiradas de hospitais para dar suporte aos eventos com fins eleitoreiros em Itaboraí.

Ações eleitoreiras com ‘capa’ de sociais

A família Panisset não se cansa de burlar a legislação eleitoral. De acordo com denúncias, dessa vez Marcio Panisset estaria usando funcionários contratados e comissionados da prefeitura de São Gonçalo na realização de ações sociais em Itaboraí. O próximo passo seria a abertura de centros sociais em alguns bairros como Itambi, Manilha e Ampliação, em ano de eleição visando a troca de votos.

Distribuição de bombons deixa Márcio Panisset na mira da Justiça Eleitoral



Anderson Carvalho - A Justiça Eleitoral de Itaboraí vai apurar a entrega de caixas de bombons pelo pré-candidato do PDT a prefeito, o deputado estadual Márcio Panisset, a pastores evangélicos que atuam no município, no último sábado, véspera da Páscoa. Cada caixa entregue tinha um pequeno cartão escrito “Jesus Ressuscitou! Feliz Páscoa!”, com as assinaturas de Dr. Márcio Panisset e sua irmã, a prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Itaboraí, o caso pode ser classificado como violação ao artigo 299 do Código Eleitoral, que diz: “Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita”. A penalidade prevista reclusão de até quatro anos. O pré-candidato pode ainda ter os seus direitos políticos suspensos pelo mesmo período.

Matéria sobre a denúncia, publicada na edição de ontem do jornal O Itaboraí, será usada como uma das provas do processo contra o pré-candidato do PDT. Além disso, as provas serão enviadas junto com a denúncia do TRE ao Ministério Público Eleitoral (MPE), que poderá pedir ao juiz eleitoral de Itaboraí, Marcelo Alberto Chaves Villa, que peça à Polícia Federal instaurar um inquérito sobre o caso. Em seguida, o inquérito é remetido à Justiça Eleitoral do município.

A entrega das caixas de bombons com o cartão dos irmãos Panisset revoltou os líderes evangélicos de Itaboraí, que, revoltados, denunciaram o fato ao jornal O Itaboraí. Segundo o pastor Jair Joel, a Páscoa é o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas e não pode ser confundida como uma data qualquer.
“Se o significado era simplesmente simbolizar a ressurreição de Cristo, por que na caixa de bombom continha o nome dos irmãos Panisset? Não se brinca com o povo que é lavado e remido pelo sangue do Cordeiro”, esbravejou o pastor.

Para o pastor Antônio Carlos, outro que recebeu o “presente”, a intenção seria abençoada se as guloseimas fossem distribuídas às crianças carentes que vivem na cidade.
“Achei de um oportunismo sem precedentes. Me adoçaria a boca se esses bombons fossem direto para um orfanato ou uma comunidade carente”, comentou o religioso.

Panisset exclui desabrigados de reunião


Prefeitura de São Gonçalo e Caixa Econômica Federal discutem entrega de casas no bairro Arsenal
Rodrigo da Matta - Depois de O Itaboraí ter mostrado na última segunda-feira o protesto realizado em frente à Prefeitura de São Gonçalo por desabrigados das chuvas de 2010, ontem houve mais um capítulo da ‘novela’ envolvendo os desalojados da tragédia e os órgãos competentes para solucionar a questão da entrega das residências. Representantes da Caixa Econômica Federal e do governo se reuniram para discutir como será a entrega das casas e qual será a responsabilidade de cada órgão. A comissão que representa as vítimas foi impedida de participar da reunião.

De acordo com desabrigados, a Caixa teria saído primeiro e, algum tempo depois, o secretário de Habitação, Marcos Aurélio, e o chefe do Gabinete, Eugenio Abreu. Segundo a presidente da Associação das Famílias Afetadas por Catástrofes Naturais e Calamidades do Município de São Gonçalo, Thalita Cardoso, o secretário conversou com a comissão, mas a funcionária da Caixa não quis se pronunciar sobre o caso.

“O secretário Marcos Aurélio disse que no dia 28 deste mês serão assinados os contratos no teatro Carequinha e no final entregues as primeiras residências no bairro do Arsenal. Nós notamos que o secretário de Assistência Social não compareceu à reunião. A prefeitura irá acionar a Cedae e a Ampla para fazer as instalações no prédio para a chegada da população. O chefe da pasta informou que vai enviar a situação para o Adolfo Konder analisar. Enquanto isso, todas as vítimas continuam insatisfeitas com a prefeitura”, comentou.

Os condomínios Bela Vida I e Bela Vida II, no bairro do Arsenal, já estão prontos, mas a prefeitura ainda não entregou nenhum apartamento. Além disso, eles reclamam da demora na construção das unidades nos bairros do Jóquei, Vista Alegre e no Novo México. Eles reivindicam a inclusão em programas sociais, reassentamento de todas as famílias, recuperação das áreas atingidas pelas chuvas e assistência aos desabrigados.
Uma moradora do bairro do Salgueiro, que não quis se identificar, disse que está vivendo na casa de parentes com toda a sua família, depois que a residência ter desmoronado com as chuvas.

“Queremos a entrega imediata das casas prontas e a construção mais rápida das outras 164 unidades habitacionais. A Prefeitura prometeu no dia 19 fevereiro a entrega para a população. Ela joga a responsabilidade em cima da Caixa e a espera continua. São Gonçalo é o único município que ainda não entregou nada. Os prédios estão prontos, o que falta para a prefeitura entregar? Ainda tem gente esperando o aluguel social e outros nem saíram da lista”, disse ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário