HISTÓRIA DE ITABORAI




História

O início de Itaboraí se deu como parte da Vila de Santo Antônio de Sá, que abrangia Magé, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito e, claro, Itaboraí. Em sua época mais próspera, a Vila possuía 20 portos ao longo de seus rios por onde circulavam barcos, canoas e saveiros carregando a produção de toneladas de açúcar, aguardente e farinha.
Data de 1650 a construção do Convento de São Boaventura, a quinta obra feita pela Ordem Franciscana no Brasil. As Ruínas do Convento são consideradas hoje um dos mais belos e importantes conjuntos arquitetônicos religiosos do período colonial.
A Freguesia de São João de Itaboraí demoraria a se desenvolver. Só em 1742 seria construída a Igreja de São João, para substituir a capela que lá ficava. A Freguesia se desenvolveu em volta da Igreja, que se tornou o centro da futura cidade de Itaboraí.
Em 1833 Itaboraí seria elevada à categoria de Vila. Somado ao processo de decadência pelo qual passava a Vila de São Boaventura, a Vila de Itaboraí ganhou população e importância rapidamente.
No segundo reinado, Itaboraí passou a ser uma das mais desenvolvidas regiões fluminenses, com a presença de personalidades ilustres na vida política e cultural do Brasil Império, como João Caetano, Alberto Torres, Joaquim Manuel de Macedo, Visconde de Itaboraí, entre outros. É desta época a construção de grandes marcos da cidade como a Casa de Cultura, a Câmara Municipal e o Teatro João Caetano.
Com a extinção da Vila de São Boaventura, em 1875, não demorou muito para Itaboraí se tornar cidade. Em 1890 um decreto estadual do dia 16 de janeiro daria a Itaboraí o status de cidade, forma que mantém até hoje.

 



ITABORAÍ
DADOS GERAIS:
Itaboraí teve o seu povoamento iniciado por fidalgos portugueses, quando D. João VI chegou ao Brasil já se encontrava uma elite formada e a freguesia crescia pelos progressos materiais e culturais de seu povo, chegando a competir com Niterói o direito de ser a capital da Província do Rio de Janeiro, perdendo honrosamente por um voto. Município importante durante o Império, possui um vasto manguezal navegável onde encontramos cerca de 170 espécies de aves, além de caranguejos. É a terra natal de João Caetano, um dos maiores teatrólogos brasileiros. Seu nome significa, na língua Tupi, "Pedra Bonita escondida na água". Seu padroeiro é São João Batista.
Divisão administrativa: Itaboraí-sede, Porto das Caixas, Cabuçu, Itambi e Sambaetiba.
CEP: 24800-000
DDD: 21
DADOS GEOGRÁFICOS:
Localização: Região Metropolitana
Área: 429,3 km²
População: 187.479 habitantes no ano de 2000
Limites: São Gonçalo, Magé, Cachoeiras de Macacu, Tanguá, Saquarema e Maricá
Altitude: 46 m
Clima: Quente e úmido
Temp. média anual: 27 °C
Distância da Capital: 45 km   
Estação Ferroviária em 2002

Localização do Município

Mapa do MunicípioITABORAÍ
ESTRUTURA DA PREFEITURA:
Prefeito: Sergio Alberto Soares
Partido: PP
Vice-Prefeito: Rafael José Vitorino
Chefe de Gabinete: Janô Beserra de Araujo
Procurador: Jair Torres Soares
Telefone: 3639-2001
Fax: 3639-1977
Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, 97 - Centro
CEP: 24800-000
Email:
Site:
   




Nenhum comentário:

Postar um comentário