TANGUÁ





CARLOS PEREIRA PARTICIPA DO I ENCONTRO DOS MUNICÍPIOS COM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL



Reportagem: DECOM

             Unir o desenvolvimento econômico com a preservação de meio ambiente não é apenas uma preocupação de gestores públicos. É também a chave para um futuro sustentável e de qualidade. Essas premissas nortearam os debates da mesa Áreas Verdes e de Preservação Permanente no Ambiente Urbano, realizada quinta-feira (29), em Brasília (DF), durante o I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
             Consultor jurídico da SOS Mata Atlântica, André Lima alertou para as condições críticas de bacias hidrográficas importantes e lembrou que há regiões que possuem menos de 10% da vegetação. "Em casos assim, o abastecimento de água do município fica comprometida. Em São Paulo, por exemplo, já é preciso ir buscar água a mais de 100 quilômetros de distância, com um custo muito elevado", explicou Lima, confirmando que os piores quadros de preservação se encontram no Sudeste do Brasil e ao sul da Região Nordeste.
             "As áreas verdes são um fator fundamental para a qualidade de vida das pessoas. Elas prestam serviços ambientais, ecológicos, estéticos, sociais, culturais, psicológicos e educativos", ressaltou Ana Lúcia Ancona, diretora de Preservação do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
             Mediador do debate, o prefeito de Tanguá, Carlos Pereira, lembrou que "tudo acontece no município" e enfatizou a necessidade de uma gestão qualificada e com força de vontade política por parte dos prefeitos. "Há 40 anos a gente escuta sobre erosão, perda em solo fértil na agricultura e uma série de outras questões. É urgente popularizar esses conhecimentos e, sobretudo, zelar pela continuidade dos projetos e propostas", reforçou o urbanista da prefeitura de Guarulhos (SP) Luís Henrique Zanetta. 
 
 
 
 
 
CAPS REALIZA PASSEIO TERAPÊUTICO AO SESC SÃO GONÇALO



Reportagem: DECOM

             Dando continuidade ao plano de atividades, o CAPS Dr. Ivo Lima Kelis realizou no dia 30 de março de 2012 um passeio terapêutico com seus pacientes. O destino dessa vez foi o SESC São Gonçalo, onde os pacientes assistiram exposições e filmes. Eles foram acompanhados por membros da equipe e por familiares. De acordo com a terapeuta ocupacional, Tania Hammes, o passeio faz paz parte do projeto terapêutico dos pacientes e tem como objetivo a ressocialização dos mesmos.
             Ana Paula Nunes, psicóloga e coordenadora técnica do CAPS, afirma que a equipe valoriza que a escolha do passeio tenha a participação dos pacientes no intuito de incentivar a autonomia e o poder de decisão dos mesmos. Ana Maria Martins, enfermeira que acompanhou os pacientes no passeio, relata que todos ficaram muito felizes e satisfeitos por terem conhecido um novo local. O CAPS funciona de segunda à sexta-feira de 8h às 17h, recebe diariamente pacientes adultos com transtornos mentais e conta também com profissionais das áreas da Enfermagem, do Serviço Social e de Oficinas recreativas. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 2747-3815.
            
            
            
TANGUÁ JÁ TEM HINO OFICIAL MUNICIPAL



Reportagem: DECOM

             Uma acirrada disputa marcou a final do Concurso Público do Hino Municipal Oficial de Tanguá, no sábado (14/04), onde cinco finalistas disputaram a autoria da letra e melodia da música no Restaurante Pedra Bonita, no Centro. Com três votos, o hino escrito por Breno Martins e Ricardo de Souza Maciel, que passou pelas etapas eliminatórias com o pseudônimo ‘Nobre,’ foi o grande vencedor. Além de uma comissão julgadora com membros técnicos, os candidatos passaram pelo crivo da população, que também pode opinar.
             “A escolha do nosso próprio hino é a consolidação da nossa independência! Tanguá tem 16 anos de emancipação, nada mais justo que as nossas crianças possam aprender e cantar nas escolas a música que conta um pouco da nossa história”, disse Carlos Pereira, sem conseguir esconder a emoção e ressaltando a importância do hino na formação dos cidadãos.
             O concurso mexeu com os moradores da cidade, que compareceram em peso na final. Durante os intervalos das exposições dos candidatos, artistas locais se apresentaram fazendo da etapa final um verdadeiro show.
             Para Ricardo de Souza Maciel, 33 anos, músico e que há mais de 20 se dedica ao bandolim, fazer a melodia do Hino Oficial do Município foi uma grande responsabilidade.
             “Nosso objetivo durante a elaboração do Hino foi fazer com que ele despertasse na comunidade a importância do respeito e da reverência ao símbolo do Município, o sentimento de orgulho e valorização da história, da potencialidade, da luta e da dignidade da nossa gente”, explicou Ricardo.

CONCURSO – Foram cinco etapas eliminatórias e, de acordo com o Edital, o hino oficial deveria manifestar o espírito cívico e de amor à nossa terra, reafirmando através de sua letra a importância da sua origem, a preservação das tradições, cultura, belezas naturais, importância de seu povo, de sua economia e projeção futura do município.

Leia a letra do Hino Oficial de Tanguá

Ouça o Hino Oficial de Tanguá

FOTOS: DECOM TANGUÁ




FOTOS: DECOM TANGUÁ




 
 
PROFESSORES DA ALFABETIZAÇÃO VÃO AO MUSEU DA VIDA – FIOCRUZ



Reportagem: Por Marcia Bastos

             Quarta e quinta-feira – dias 11 e 12 de Abril – os professores da Alfabetização - 1º e 2º Anos – estiveram no Museu da Vida que fica no campus da Fundação Oswaldo Cruz, em Manguinhos, Rio de Janeiro. A iniciativa foi da coordenação do grupo que observou a necessidade de popularizar a ciência logo nos primeiros anos de escolaridade.
             Tradicionalmente, a disciplina é tratada de forma rigorosa e com muita formalidade, É fundamental destacar que o Museu da Vida tem como objetivo informar e educar em ciência, saúde e tecnologia de forma lúdica e criativa, conseguindo integrar ciência, cultura e sociedade. Assim, proporciona à população a compreensão dos processos e dos avanços científicos e, ainda, de seu impacto no cotidiano. Portanto, foi a escolha perfeita para atingir os objetivos da Rede de Ensino.
             Assim que chegaram ao museu os professores foram conduzidos à sala de estudos por Hilda Gomes, professora do local, e a palestra foi ministrada pelo historiador Alessandro Batista. Ali, todos os professores receberam todas as informações sobre o museu, como funcionam os cinco espaços, como se dá o agendamento para as escolas e depois saíram para vivenciar os espaços conhecendo para mediar futuros conhecimentos.
             O principal objetivo foi alcançado, que foi preparar os professores para as futuras excursões com os alunos ao espaço. Mônica Santos e Fabiula da Silva Santos, coordenadoras do grupo, afirmaram que o próximo passo é a levar todas as turmas de 1º e 2º Anos na Rede de Ensino. Os pequenos aguardam ansiosos por esse momento.
            

FOTOS: DECOM TANGUÁ




 
PREFEITO SE REÚNE COM LÍDERES RELIGIOSOS PARA CAFÉ DA MANHÃ



Reportagem: DECOM

             O prefeito Carlos Pereira recebeu, na manhã desta terça-feira (10/04), na Escola de Qualificação Profissional (EQP), líderes religiosos para um café da manhã. A reunião é promovida pela Secretaria de Governo, através da Assessoria Religiosa, e acontece a cada três meses com o objetivo de estreitar a relação entre o Governo e as entidades. Ao abrir a reunião, o prefeito ressaltou a importância da integração e da ativa participação das igrejas para o melhor direcionamento de políticas públicas.
             “Esse nosso encontro é muito importante para que juntos possamos traçar diretrizes para nosso Governo”, disse Carlos Pereira. O responsável pela Assessoria Religiosa, Pastor Barreto, ressaltou que o departamento não se restringe apenas as igrejas Católicas e Evangélicas, mas sim a todos os credos e religiões. Logo em seguida, os presentes assistiram a um vídeo institucional que mostrou todo o trabalho desenvolvido para o crescimento da cidade.
             “Nosso trabalho é tão exaustivo que nem nos damos conta do quanto nossa cidade evoluiu. Esse vídeo nos fez lembrar o caminho árduo, porém recompensador que já percorremos”, disse Pastor Luiz Benito.
             Após a reunião, a convite do prefeito, os presentes visitaram as obras do Espaço Cultural – teatro que terá capacidade para 250 lugares, na Escola Municipal Iasmim Gonzaga Arantes, no Centro. O espaço deverá ser inaugurado em maio.
            

FOTOS: Branca Alves


            
ALUNOS DA PESTALOZZI VISITAM ‘CORREDOR CULTURAL’



Reportagem: DECOM

             A manhã desta quarta-feira (11/04) começou de forma especial para alunos da Pestalozzide Tanguá. Cerca de 20 crianças prestigiaram o projeto Corredor Cultural, promovido pela Prefeitura de Tanguá, através da Subsecretaria de Cultura, exposto na sede do Executivo. Com o tema ‘Tanguá, Terra da Laranja’, a exposição encantou o grupo, que prometeu voltar na próxima edição.
             Segundo o subsecretário de Cultura, Reginaldo Serrano, o projeto tem como objetivo divulgar os artistas locais e aproximar a população da arte. “A nossa Tanguá tem muitos talentos artísticos e precisamos incentivá-los. A nossa proposta é fazer do Corredor Cultural um espaço democrático, onde artistas poderão expor suas obras e a população terá acesso as mais variadas vertentes da arte”, disse Serrano.
             Os quadros expostos nesta edição - iniciada em março - foram pintados durante a tradicional Festa da Laranja e Produtos Rurais, realizada anualmente pela Prefeitura, e tem como o tema Tanguá, Terra da Laranja. A exposição acontece até o dia 20 deste mês, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Mais informações e agendamento de visitas guiadas podem ser feitos através do telefone (21) 2747-4113.
            
            

FOTOS: Branca Alves



FOTOS: DECOM TANGUÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário